Agora tenho um torno para mostrar.

Espaço reservado para publicação de fotos dos tornos dos membros associados.

Moderadores: Administrador, Moderador

Agora tenho um torno para mostrar.

Mensagem não lidapor Lauro » Qui Abr 05, 2012 2:01 am

Amigos, finalmente, depois de muito pesquisar e andar, consegui um torno de verdade. Não desfazendo do meu da multifunção Ferrari, pois foi ele que me troxe a paixão por esta arte, mas agora posso dizer que tenho um torno. Seguem fotos da máquina.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esse foi um presente do coelhinho da Páscoa :D . Se algum dos amigos puder me ajudar, gostaria de saber para que serve a peça da última foto do lado esquerdo, ao lado da placa de facear. É um copo que vai rosqueado no cabeçote do torno. Não sei para que serve ou como usar. Caso haja alguma dica de melhoria para a máquina, também agradeço. Apesar de fazer algumas coisinhas no torninho da multifunção, sou completamente iniciante. Abraços!
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Re: Agora tenho um torno para mostrar.

Mensagem não lidapor Henrique Sampaio » Qui Abr 05, 2012 4:51 am

Lauro,

Parabens pelo novo brinquedo. Seguramente te vai trazer muitas alegrias e muito cavaco de madeira.
Agora nos de alguns detalhes da fera: cavalos, rosca do eixo e diametro maximo sobre o barramento ? Tem velocidade variavel ?
Abraco
Henrique
Henrique Sampaio
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor lar.alfenas » Qui Abr 05, 2012 9:55 am

Prezado Lauro:
Meus parabéns pela aquisição. Este é um bom e belo torno.
A peça em questão é um copo, que, como vc mesmo disse, é rosqueado no eixo do cabeçote.
Ele serve para fixar madeira, normalmente curta , para vc trabalhar a ponta da mesma, como por exemplo
fazer uma bola ou um cálice. Ao lado do copo tem um furo para vc rosquear um parafuso, que serve para travar
ma madeira dentro do copo, a qual será trabalhada no torno. Embora esse dispositivo não seja tão eficiente quanto
o mandril, ele quebra bem o galho, permitindo que a peça seja fixada apenas em uma de suas extremidades, no cabeçote para ser trabalhada.
Antes de ser inserida no copo, a madeira deve ter uma das pontas preparada (arredondada) para caber exatamente dentro do orifício do mesmo.
Um forte abraço e muitos bons giros com o novo brinquedo.
LUIZ
lar.alfenas
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Thomaz Brasil » Qui Abr 05, 2012 10:51 am

Parabéns Lauro,
tenho certeza que muitas coisas belas virão daí!

Abraços!
Thomaz
Thomaz Brasil
Objetos Torneados em Madeira
http://www.thomazbrasil.com.br
Facebook: /madeiraquegira
Thomaz Brasil
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor joaomenegale » Qui Abr 05, 2012 11:14 am

Parabéns Lauro,
Um senhor torno, já tive 2 da acerbi são máquinas boas e agora,
é só fazê-lo girar e nos mostrar a produção.
joaomenegale
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Lauro » Sex Abr 06, 2012 3:04 am

Obrigado amigos! Breve estarei postando algum trabalho. Por estes dias, só fiz um pouco de serragem com uns pedaços de pinus que tenho aqui, para tentar domar a criança. Sinceramente, embora muito grande e pesado, é muito mais fácil trabalhar nele do que no torninho da multifunção. Apesar de estar solto sobre um piso taqueado, o torno não tem vibração alguma. A madeira parece que está parada. Fiquei muito impressionado com o desempenho da máquina. Luiz, obrigado pela dica do copo. Agora entendi a função dele. Qualquer hora tento alguma coisa com esse método. Henrique, o torno tem três velocidades, por polias. Infelizmente, não sei quais são e também não sei calcular pela medida das polias. Quando comprei, perguntei sobre isso à pessoa que me vendeu, mas ele também não sabia especificar. O motor ele me disse que era de 1/2 cavalo 1750 rpm. Não consegui confirmar, pois a plaquinha está no fundo dele e não dá para ver, mas, por um outro que tenho aqui com essas mesmas especificações, acredito ser isso mesmo. A distância entre pontos é de 810mm, mas a contra-ponta tem 60mm, então sobram 750mm entre pontos. Diâmetro do eixo roscado de 1" e distância do centro dele até o barramento de 150mm. Dá para brincar bem :D . Abraços!
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor ventura » Sex Abr 06, 2012 8:15 am

Lauro con ese torno xa se poden facer cousas guapas, soio unha suxerencia de cando podas facer, para os tornillos que apretan a contrapunta e o apoya ferramentas consigue unha chave de carraca pra ser mais sinxelos de apretar e mover
E con un iman dun disco duro de ordenador tela suxeta sempre a o torno pra tela a mao (poño unha imaxen do iman,teñen moita forza)
Algo como isto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
ventura
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Izequiel Lopes de Paiva » Sex Abr 06, 2012 11:03 am

Lauro o torno está muito bem alinhado agora e só tornear e com o tempo conhecer os limites da maquina Parabéns.
Algumas dúvidas e só perguntar estamos ai.
Izequiel
Izequiel administrador do forum
Izequiel Lopes de Paiva
Administrador
Administrador

Mensagem não lidapor Lauro » Sex Abr 06, 2012 2:54 pm

Obrigado amigos! Izequiel, pode deixar que vou atormentar bastante vocês com minhas dúvidas :D . Ventura, muito boa essa ideia da chave catracada presa no imã. Eu tenho um desses que uso para procurar pregos em madeiras. Vou deixá-lo preso no torno com a chave que estou usando atualmente, uma de boca simples, mas vou me informar sobre essa catracada. Abraços a todos!
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor ingracio » Sáb Abr 07, 2012 1:02 am

Bah Lauro! baita torninho! acerbi! mt bonito...que azul lindo! toca ficha nele...bons giros...abração!

Ramil Ingracio - ramil_ip@hotmail.com
ingracio
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Lauro » Sáb Abr 07, 2012 2:54 am

Valeu Ingracio! Breve devo produzir alguma coisa para mostrar aqui. Obrigado e abraços!
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor schneider » Sáb Abr 07, 2012 4:09 pm

Grande Lauro. Parabéns pela máquina. É um excelente torno. Essa peça, o copo, é o que se usava quando não existiam ainda os Chucks como os importados ou as placas para torno mecânico que temos adaptado. Com o uso vais te acostumando com os acessórios e outros tantos se farão necessários.
Abraço
Ademir
schneider
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Lauro » Dom Abr 08, 2012 12:58 am

Valeu Ademir! Já andei dando uma olhada nos tais "chucks" importados, mas achei muito caros. Por enquanto vou ficar com esses que vieram mesmo, até aprender melhor. Depois, tenho certeza que vou querer mais acessórios, mesmo que não precise :D . Abraços!
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Voltar para Nossos Tornos